• Patrícia e Rafaela

CARNAVAL 2019: 10 filmes premiados para assistir na Netflix

Atualizado: Mai 30

Hoje optamos por um texto diferenciado trazendo dicas de filmes com abordagens de cunho social, aspectos técnicos interessantes, e alguns, indicados e vencedores de algumas modalidades no Oscar.


Separamos 10 indicações de filmes na NETFLIX para você que pretende passar o carnaval na companhia do sofá, pipoca e filmes. E não é que o streaming tem vários filmes bons?!



1 - A ORIGEM (2010 – USA)


Pontuação: IMDB – 8,8 / RT – 86% / Metacritic – 74

Premiações: Indicado a 8 Oscar incluindo melhor filme, diretor e roteiro original, venceu fotografia, efeitos visuais, edição e mixagem de som. Recebeu 4 indicações ao globo de ouro. 10 indicações ao BAFTA sendo vitorioso em 4 categorias. Venceu 6 Scream Awards incuindo melhor filme.

Sinopse: Um dos melhores filmes do diretor e roteirista britânico Christopher Nolan responsável por Amnésia, A trilogia do Batman iniciada com Batman begins, Interestelar e Dunkirk. Estrelado por Leonardo DiCaprio traz em seu elenco Ellen Page e Tom Hardy. Sua trilha sonora foi desenvolvida pelo premiado compositor Hans Zimmer antigo colaborador de Nolan.

O longa conta a história de Dom Cobb um ladrão que possui a habilidade de extrair informações do inconsciente durante o sono. Na tentativa de rever seus filhos mais uma vez, Cobb aceita um trabalho quase impossível: inserir uma ideia na mente de um rival daquele que lhe contratou. Para tal, ele reúne uma equipe de especialistas e se não bastasse a difícil tarefa à frente, eles ainda precisam lidar com uma sabotagem desconhecida.

Porque indico esse filme: Ótimas atuações, linda fotografia e trilha sonora. Para os amantes de ação as cenas de lutas são fantásticas. Mas o principal é o roteiro, uma história complexa, com amplas possibilidades de interpretação, com certeza você não viu nada parecido e se lembrará por muito tempo desse filme.

2- DJANGO LIVRE (2012 – USA)


Pontuação: IMDB – 8,4 / RT – 86% / Metacritic – 81

Premiação: Com 7 indicações ao Oscar e 5 indicações ao Globo de Ouro venceu roteiro e ator coadjuvante (Christoph Waltz) em ambas as premiações.

Sinopse: Quentin Tarantino demonstra mais uma vez o quanto é expert na arte de contar bem uma história. O filme Django Livre se passa no Faroeste e traz um vingador para as atrocidades cometidas no passado, na época em que existia a escravidão no sul dos EUA, mais especificamente dois anos antes da Guerra Civil. Django (Jamie Fox), escravo, é comprado por um caçador de recompensas Dr. King (Christoph Waltz), os dois se aproximam e seguem uma busca para encontrar a esposa de Django.

Porque indico esse filme: Com alta relevância social, bem humorado, elenco indiscutível, roteiro inteligente e diálogos inspiradores. Com 2 estatuetas do Oscar 2013 (roteiro original e ator coadjuvante), Django Livre é uma ÓTIMA pedida para o carnaval.

3- 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013 – USA)


Pontuação: IMDB – 8.1 / RT – 95% / Metacritic – 96

Premiações: Indicado a 9 prêmios no Oscar, venceu melhor filme, atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e roteiro adaptado. Com 12 indicações ao BAFTA venceu melhor filme e melhor ator (Chiwetel Ejiofor). Obteve 7 indicações ao Globo de Ouro vencendo melhor filme de drama.

Sinopse: Drama baseado na autobiografia homônima de Solomon Northup (no filme retratado por Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre em 1841 do estado de Nova York que ao viajar a Washington DC para uma reunião de trabalho é enganado, sequestrado e vendido como escravo. No filme podemos acompanhar os abusos físicos e psicológicos aos quais Northup foi submetido ao longo de doze anos de escravidão. Novamente trilha sonora de Hans Zimmer, conta com grande elenco dentre os quais: Lupita Nyong’o, Benedict Cumberbatch, Michael Fassbender, Brad Pitt.

Porque indico este filme: Lindo, maravilhoso, triste, uma história densa e extremamente relevante, aclamada pela crítica. Vale a pena conferi-lo, só não esqueça dos lencinhos na hora de assistir.

4- BIRDMAN (2014 – USA)


Pontuação: IMDB – 7,7 / RT – 91% / Metacritic – 88

Premiação: Com 9 indicações ao Oscar e 4 vitórias. 10 indicações ao BAFTA e 1 vitória. 7 indicações ao Globo de Ouro e 2 vitórias. Vencedor do SAG de melhor elenco.

Sinopse: Em Birdman, vencedor de melhor filme no Oscar 2015, Riggan (Michael Keaton) é um ator em decadência. Ele já foi muito famoso por interpretar um icônico super-herói. Mas agora faz de tudo para montar uma peça na Broadway. Às vésperas da estreia, vai lutar com seu ego e tentar recuperar sua família, sua carreira e ele mesmo.

Porque indico esse filme: Sinopse básica, mas o que o filme tem de BOM mesmo, é tudo que está além desse breve explicação. Uma verdadeira obra, com planos sequência impecáveis, cenas tão malucas quanto poéticas. Com dose de humor e ironia, o longa PRECISA estar na sua listinha de carnaval.

5- GAROTA EXEMPLAR (2014 – USA)


Pontuação: IMDB – 8,1 / RT – 88% / Metacritic – 79

Premiações: Com indicação a melhor atriz no Oscar. 4 indicações ao Globo de Ouro, BAFTA e Critic’s Choice Movie Awards, obteve uma vitória nesse último em roteiro adaptado.

Sinopse: Baseado na obra de Gillian Flynn responsável também pelo roteiro, com direção de David Fincher que tem entre suas principais obras: Seven, Clube da luta, Zodiac, O curioso caso de Benjamin Button e A rede social. Garota exemplar conta a história do casal Nick Dunne (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike). Começa com o sumiço de Amy no aniversário de cinco anos do casal do qual a polícia, mídia e amigos acreditam ser Nick o culpado.

Porque indico este filme: A atuação de Rosamund Pike é impecável nesse filme, um thriller psicológico que irá impressionar qualquer amante do gênero.

6- SELMA (2015 – UK/USA)


Pontuação: IMDB – 7,5 / RT – 99% / Metacritic – 88

Premiações: Indicado a melhor filme no Oscar, Globo de Ouro e Critic’s Choive Movie Awards, venceu nas três premiações canção original com “Glory”.

Sinopse: O drama biográfico e histórico retrata uma passagem da vida de Martin Luther King (David Oyelowo) e narra a história da luta de afro-americanos pelo exercício do direito de votar que tem como grande expoente, também retratado no longa, as Marchas de Selma a Montgomery.

Porque indico este filme: Uma história importante de ser conhecida, de alguma forma muito atual. Ótima atuação de David Oyelowo. Além de que a Diretora Ava DuVernay se tornou com esse filme a primeira diretora negra a ter seu filme entre os indicados a melhor filme do Oscar.

7- A GRANDE APOSTA (2015 – USA)


Pontuação: IMDB – 7,8 / RT – 88% / Metacritic – 81

Premiações: Indicado a 5 Oscar e 5 BAFTA incluindo melhor filme, venceu roteiro adaptado em ambas as premiações. Conta também com 4 indicações ao Globo de Ouro.

Sinopse: Um filme que de maneira didática nos explica porque e como aconteceu a crise imobiliária de 2008, é preciso prestar atenção para não se perder nas explicações dos jargões econômicos. Conta com grande elenco dentre os quais: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. O longa dirigido e adaptado por Adam McKay conta com seu sempre presente humor ácido e sarcástico, inclusive não está no netflix, mas o novo filme de MacCay (ainda em algumas telas de cinema), Vice, é uma primorosa obra de arte e merece ser conferido.

Porque indico este filme: Indico todos os filmes de McKay, não só são uma aula de história, como as montagens criativas e escrita densa, séria e sarcástica tornam seus filmes inesquecíveis.

8- SPOTLIGHT (2015 – USA)


Pontuação: IMDB – 8,1 / RT – 97% / Metacritic – 93

Premiação: Com 6 indicações ao Oscar venceu duas incluindo melhor filme. 3 indicações ao Globo de Ouro. 3 indicações ao BAFTA venceu melhor roteiro adaptado.

Sinopse: Spotlight PRECISA estar na sua lista de carnaval. Com a estatueta de melhor filme no Oscar 2016, o filme traz cunho social no mundo jornalístico. Baseado em uma história real, o longa mostra jornalistas que reúnem documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Porque indico esse filme: O filme é simplesmente SENSACIONAL, Dito isto, muito mais do que as belas atuações do elenco e uma direção segura, o grande trunfo de Spotlight: Segredos Revelados, está em seu roteiro, que divide bem a tarefa de mostrar o trabalho jornalístico e também chocar, mas sem excessos ou melodrama, o conteúdo investigado.

9- A BALADA DE BUSTER SCRUGGS (2018 – USA)


Pontuação: IMDB – 7,3 / RT – 92% / Metacritic – 79

Premiação: Indicado ao Oscar pelo roteiro e figurino e indicado ao BAFTA pelo figurino.

Sinopse: A balada de Buster Scruggs é um antologia de faroeste, se passa no western, uma história de seis partes. Cada capítulo conta uma história nova e totalmente distinta da anterior. Dos irmãos Joel e Ethan Coen, direção e roteiro, sem dúvidas uma das pérolas de 2018.

Porque indico esse filme: Esse é daqueles filmes que ficam escondido nas várias opções que encontramos no Netflix e você só assiste se faz parte do mundo de cinema ou se alguém indicou. Por isso, estamos aqui, indicamos, recomendamos e se pudéssemos, forçaríamos todas a assistirem.

10- ROMA (2018 – México)


Pontuação: IMDB – 8,0 / RT – N/A / Metacritic – 96

Premiação: Com 10 indicações ao Oscar e 3 vitórias. 7 indicações ao BAFTA e 5 vitórias incluindo melhor filme e melhor filme estrangeiro. 3 indicações ao Globo de Ouro e 2 vitórias.

Sinopse: Já leu nossa crítica de Roma? Temos aqui no Blog. O longa foi premiado com 3 estatuetas do Oscar 2019. O que falar? Alfonso Cuarón (diretor, roteirista e responsável pela fotografia), é simplesmente F-O-D-A! Roma retrata a doce memória de Cuáron no México, onde cresceu, nele, traz a empregada doméstica Cléo e sua patroa, narra um ano turbulento na vida de uma família classe média.

Porque indico esse filme: É poético e enigmático de certa forma, talvez, se você não é um amante do cinema, esse seja o filme que menos goste pois as cenas são filmadas com tom documental, para nos puxar para a realidade daquele momento, portanto, temos cenas longas e efeitos sonoros que nos envolvem. Definitivamente uma boa escolha no Netflix.

Sabemos que ficou grande, mas esperamos que gostem. :)


Beijos, Patrícia e Rafaela L.

82 visualizações

@2018 Sétima Sala - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram