Patrícia e Rafaela
Globo de Ouro 2021: quem são os vencedores
No último domingo (28), aconteceu a premiação do Globo de Ouro. Como de costume, com surpresas, acertos e erros. Nesse período inicial do ano a temporada de premiação é composta por eventos como: Critics Choice Awards, Gotham Awards, Independent Spirit Awards, Globo de Ouro, Bafta, os prêmios dos sindicatos (SAG, WGA, PGA e DGA) e o tão esperado Oscar. Já não é de hoje que o Globo de Ouro é aquela premiação que todos gostamos de assistir e acompanhar, no entanto, acontecimentos como “Bohemian Rhapsody” como melhor filme é característico do evento composto por 90 votantes. (dito isso em tom de julgamento).
Com menos credibilidade que outras premiações, o Globo de Ouro de 2021 mais uma vez nos apresentou uma lista polêmica e controversa de indicações. Um aspecto positivo que nos leva a crer que manifestações como o “Me Too” surtiram efeito de alguma forma, foram as indicações na direção com paridade de gênero, categoria normalmente composta por homens brancos. Aliás, a Chloé Zhao de "Nomadland" ganhou a estatueta de direção na noite de ontem, com seu impecável trabalho.

Entretanto, em um ano com tanta produção com representatividade étnica racial, a ausência completa de Destacamento Blood, de Uma noite em Miami entre os indicados a Melhor Filme e a falta dos atores de Minari nas indicações de atuação, é problemática e sintomática.
Seja como for, a temporada de premiações e por consequência o Globo de Ouro tiveram que se adaptar e contaram com mudanças em virtude da pandemia. O aumento de produções dos principais streamings foram sentidas, com grande destaque para a Netflix, Amazon e Disney. Esperávamos também um aumento de filmes independentes que ganharam grande destaque na “corrida do Ouro”, porém foram esquecidos pelo Globo de Ouro (com exceção de Nomadland, filme que recebeu nossa torcida).
Como saldo geral, a noite de ontem surpreendeu positivamente. Torcíamos por Nomadland, mas sendo o Globo de Ouro uma grande caixa de surpresas, estávamos preparadas para a decepção que felizmente, não veio. E se sentimos ausências relevantes de representatividade negra nas indicações, fato lembrado constantemente pelas incriveis apresentadoras da noite - Tina Fey e Amy Poehler - e pela própria HFPA (Associação de imprensa estrangeira de Hollywood, os votantes no Globo de Ouro) que se comprometeu a aumentar a representatividade entre os seu membros, tivemos nos resultados de melhores atores de drama e o melhor ator coadjuvante pessoas negros.
Como já era esperado, mais um ano se passou e The Crown continua sendo a série mais premiada da noite, dessa vez com quatro estatuetas! Schitt’s Creek, a excelente comédia canadense que descobrimos a existência no emmy de 2020, quando a série tinha sido finalizada, levou merecidamente o prêmio de Melhor série de comédia, com um belo puxão de orelha do seu criador para a necessidade de inclusão entre os indicados.

Como já esperávamos também, merecidíssimo, Chadwick Boseman levou Melhor Ator de Drama por A voz suprema do blues, com discurso de sua esposa que foi certamente um dos momentos mais emocionantes da noite. Diga-se de passagem muitos momentos e discursos dos mais variados marcaram a noite de ontem, mas o grande destaque fica para a mais recém homenageada com o Prêmio Cecil B. DeMille, Jane Fonda, que realizou um discurso impactante sobre os dias atuais, a necessidade de representatividade e a relevância da arte. Falando da cerimônia, temos que elogiar também, a equipe técnica por trás das transmissões online que foram impecáveis.
Mas o que não esperávamos e podemos ressaltar como grande surpresa negativa da noite foi Promissing Young Woman, nosso filme favorito (em consenso o que é raro) nessa temporada não ter recebido nenhum prêmio. Sem desmerecer o trabalho de Andra Day que levou a estatueta de Melhor Atriz em Drama por Estados Unidos Vs Billie Holiday, filme que ainda não tivemos a oportunidade de assistir, esperávamos pela vitória de Carey Mulligan que desempenhou de forma brilhante um papel complexo e socialmente relevante no longa que trata da violência sexual contra mulheres.
Mas bora lá! Confira abaixo a lista dos vencedores.
CINEMA
Melhor filme - Drama
Nomadland
Melhor Filme - Musical ou Comédia
Borat: fita de cinema seguinte
Melhor Direção
Chloé Zhao - Nomadland
Melhor Roteiro
Aaron Sorkin - Os Sete de chicago
Melhor Atriz de Filme - Drama
Andra Day - Estados Unidos Vs Billie Holiday
Melhor Ator de Filme - Drama
Chadwick Boseman - A voz suprema do blues
Melhor Atriz de Filme - Musical ou Comédia
Rosamund Pike - Eu me Importo
Melhor Ator de Filme - Musical ou Comédia
Sacha Baron Cohen - Borat: fita de cinema seguinte
Melhor Atriz Coadjuvante
Jodie Foster - The Mauritanian
Melhor Ator Coadjuvante
Daniel Kaluuya - Judas e o messias negro
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Minari - Em Busca da Felicidade - EUA
Melhor Animação
Soul
Melhor Trilha Sonora
Soul – Trent Reznor, Atticus Ross, Jon Batiste
Melhor Canção Original
“Io Si (Seen)” de “Rosa e Momo” – Diane Warren, Laura Pausini, Niccolò Agliardi
TV
Melhor Série - Drama
The Crown
Melhor Série - Comédia ou musical
Schitts Creek
Melhor Série Limitada ou Filme Para TV
The Queen’s Gambit
Melhor Atriz em Série - Drama
Emma Corrin - The Crown
Melhor Ator em Série - Drama
Josh O’Connor - The Crown
Melhor Atriz em Série - Musical ou Comédia
Catherine O’Hara - Schitt’s Creek
Melhor Ator em Série - Musical ou Comédia
Jason Sudeikis - Ted Lasso
Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme Para TV
Anya Taylor-Joy - O Gambito da Rainha
Melhor Ator em Série Limitada ou Filme Para TV
Mark Ruffalo - I Know This Much Is True
Melhor Atriz Coadjuvante em Série
Gillian Anderson - The crown
Melhor Ator Coadjuvante em Série
John Boyega - Small Axe
E vocês o que acharam dos vencedores? Concordam com o resultado? Sentiram falta de algum favorito?