• Patrícia e Rafaela

Globo de Ouro 2021: quem são os vencedores


No último domingo (28), aconteceu a premiação do Globo de Ouro. Como de costume, com surpresas, acertos e erros. Nesse período inicial do ano a temporada de premiação é composta por eventos como: Critics Choice Awards, Gotham Awards, Independent Spirit Awards, Globo de Ouro, Bafta, os prêmios dos sindicatos (SAG, WGA, PGA e DGA) e o tão esperado Oscar. Já não é de hoje que o Globo de Ouro é aquela premiação que todos gostamos de assistir e acompanhar, no entanto, acontecimentos como “Bohemian Rhapsody” como melhor filme é característico do evento composto por 90 votantes. (dito isso em tom de julgamento).


Com menos credibilidade que outras premiações, o Globo de Ouro de 2021 mais uma vez nos apresentou uma lista polêmica e controversa de indicações. Um aspecto positivo que nos leva a crer que manifestações como o “Me Too” surtiram efeito de alguma forma, foram as indicações na direção com paridade de gênero, categoria normalmente composta por homens brancos. Aliás, a Chloé Zhao de "Nomadland" ganhou a estatueta de direção na noite de ontem, com seu impecável trabalho.

Entretanto, em um ano com tanta produção com representatividade étnica racial, a ausência completa de Destacamento Blood, de Uma noite em Miami entre os indicados a Melhor Filme e a falta dos atores de Minari nas indicações de atuação, é problemática e sintomática.


Seja como for, a temporada de premiações e por consequência o Globo de Ouro tiveram que se adaptar e contaram com mudanças em virtude da pandemia. O aumento de produções dos principais streamings foram sentidas, com grande destaque para a Netflix, Amazon e Disney. Esperávamos também um aumento de filmes independentes que ganharam grande destaque na “corrida do Ouro”, porém foram esquecidos pelo Globo de Ouro (com exceção de Nomadland, filme que recebeu nossa torcida).


Como saldo geral, a noite de ontem surpreendeu positivamente. Torcíamos por Nomadland, mas sendo o Globo de Ouro uma grande caixa de surpresas, estávamos preparadas para a decepção que felizmente, não veio. E se sentimos ausências relevantes de representatividade negra nas indicações, fato lembrado constantemente pelas incriveis apresentadoras da noite - Tina Fey e Amy Poehler - e pela própria HFPA (Associação de imprensa estrangeira de Hollywood, os votantes no Globo de Ouro) que se comprometeu a aumentar a representatividade entre os seu membros, tivemos nos resultados de melhores atores de drama e o melhor ator coadjuvante pessoas negros.


Como já era esperado, mais um ano se passou e The Crown continua sendo a série mais premiada da noite, dessa vez com quatro estatuetas! Schitt’s Creek, a excelente comédia canadense que descobrimos a existência no emmy de 2020, quando a série tinha sido finalizada, levou merecidamente o prêmio de Melhor série de comédia, com um belo puxão de orelha do seu criador para a necessidade de inclusão entre os indicados.

Como já esperávamos também, merecidíssimo, Chadwick Boseman levou Melhor Ator de Drama por A voz suprema do blues, com discurso de sua esposa que foi certamente um dos momentos mais emocionantes da noite. Diga-se de passagem muitos momentos e discursos dos mais variados marcaram a noite de ontem, mas o grande destaque fica para a mais recém homenageada com o Prêmio Cecil B. DeMille, Jane Fonda, que realizou um discurso impactante sobre os dias atuais, a necessidade de representatividade e a relevância da arte. Falando da cerimônia, temos que elogiar também, a equipe técnica por trás das transmissões online que foram impecáveis.


Mas o que não esperávamos e podemos ressaltar como grande surpresa negativa da noite foi Promissing Young Woman, nosso filme favorito (em consenso o que é raro) nessa temporada não ter recebido nenhum prêmio. Sem desmerecer o trabalho de Andra Day que levou a estatueta de Melhor Atriz em Drama por Estados Unidos Vs Billie Holiday, filme que ainda não tivemos a oportunidade de assistir, esperávamos pela vitória de Carey Mulligan que desempenhou de forma brilhante um papel complexo e socialmente relevante no longa que trata da violência sexual contra mulheres.


Mas bora lá! Confira abaixo a lista dos vencedores.



CINEMA


Melhor filme - Drama


Nomadland


Melhor Filme - Musical ou Comédia


Borat: fita de cinema seguinte


Melhor Direção


Chloé Zhao - Nomadland


Melhor Roteiro


Aaron Sorkin - Os Sete de chicago


Melhor Atriz de Filme - Drama


Andra Day - Estados Unidos Vs Billie Holiday

Melhor Ator de Filme - Drama


Chadwick Boseman - A voz suprema do blues

Melhor Atriz de Filme - Musical ou Comédia


Rosamund Pike - Eu me Importo


Melhor Ator de Filme - Musical ou Comédia


Sacha Baron Cohen - Borat: fita de cinema seguinte

Melhor Atriz Coadjuvante


Jodie Foster - The Mauritanian

Melhor Ator Coadjuvante


Daniel Kaluuya - Judas e o messias negro

Melhor Filme em Língua Estrangeira


Minari - Em Busca da Felicidade - EUA

Melhor Animação


Soul

Melhor Trilha Sonora


Soul – Trent Reznor, Atticus Ross, Jon Batiste


Melhor Canção Original


“Io Si (Seen)” de “Rosa e Momo” – Diane Warren, Laura Pausini, Niccolò Agliardi

TV


Melhor Série - Drama


The Crown

Melhor Série - Comédia ou musical


Schitts Creek

Melhor Série Limitada ou Filme Para TV

The Queen’s Gambit


Melhor Atriz em Série - Drama


Emma Corrin - The Crown

Melhor Ator em Série - Drama


Josh O’Connor - The Crown

Melhor Atriz em Série - Musical ou Comédia


Catherine O’Hara - Schitt’s Creek


Melhor Ator em Série - Musical ou Comédia


Jason Sudeikis - Ted Lasso

Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme Para TV


Anya Taylor-Joy - O Gambito da Rainha


Melhor Ator em Série Limitada ou Filme Para TV


Mark Ruffalo - I Know This Much Is True


Melhor Atriz Coadjuvante em Série


Gillian Anderson - The crown

Melhor Ator Coadjuvante em Série


John Boyega - Small Axe


E vocês o que acharam dos vencedores? Concordam com o resultado? Sentiram falta de algum favorito?

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@2018 Sétima Sala - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram