• Patrícia e Rafaela

Palpites e favoritos Oscar 2020

Atualizado: Fev 21


O cinema é uma paixão antiga para nós. Começou nas idas semanais de domingo a locadora, em que conversar sobre as novidades e passar por vezes mais de uma hora escolhendo o título que levaríamos, era metade da diversão. Continuou, com a tradição que estabelecemos já em vida adulta, de comemorarmos nossos aniversários no cinema e, detalhe, a aniversariante escolhe o filme mesmo que cause grande sono na acompanhante (Pati em Dunkirk). Culminou nesse blog, um projeto que traz grande felicidade a nós duas.


O que percebemos nos últimos anos, é que às vezes queremos um blockbuster, as vezes queremos uma comédia romântica na netflix, mas que é muito recompensador conhecer cinema de países diferentes, filmes independentes e, especialmente, mergulhar em mensagens complexas e inquietantes e técnicas inovadoras.

Mas agora falando do Oscar, que acontecerá hoje, a partir das 22h, todos os anos gostamos de tentar adivinhar o resultado final e sempre temos aqueles filmes que nos conquistaram em cada quesito. Assim, para esse ano resolvemos compartilhar nossas impressões com vocês.


Enquanto palpite, indicamos algumas possibilidades tendo como base as estatísticas das premiações do Globo de Ouro, Bafta, Critics e sindicatos, bem como, o equilíbrio de distribuição entre os nove indicados a melhor filme que raramente saem de mãos abanando.


Já, nossos favoritos, derivam da forma como a nossa visão de mundo captou sentimentos e impressões, por isso parte de uma visão técnica mas também, altamente subjetiva e emocional.


Esperamos que gostem, não deixem de comentar quem são os palpites e favoritos de vocês.



MELHOR FILME

Nosso palpite: 1917 (Grande favorito, venceu o Bafta, DGA e PGA. Parasita poderia surpreender, porém, a academia não parece estar pronta para premiar aqui filme de língua estrangeira, preferindo recompensá-los em Melhor Filme de Língua Estrangeira, vide Roma. Já Irlandês, perdeu fôlego ao longo da campanha. O outro filme que poderia surpreender é Era uma vez em Hollywood que ganhou o Critic’s Choice Awards).

Favorito da Rafa: Parasita

Favorito da Pati: O irlandês


MELHOR DIRETOR

Nosso palpite: Sam Mendes (De novo as estatísticas demonstram seu favoritismo, porém, existe a chance de se 1917 ganhar Melhor Filme Bong Joon Ho, ganhar aqui por Parasita, especialmente porque os dois empataram no Critics’s Choice Awards,mas a chance é muito remota)

Favorito da Rafa: Bong Joon Ho.

Favorito da Pati: Sam Mendes


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Nosso palpite: Parasita - Rafa / Era uma vez em Hollywood - Pati (Com o favoritismo de Mendes para direção e de 1917 para Melhor Filme, o longa coreano tem grandes chances aqui, especialmente por ter vencido prêmios anteriores e por ter no roteiro o que mais fascina no filme. Porém, Era uma vez em Hollywood tem grandes chances aqui, pois venceu o Critic’s Choice Awards e favorece o fato de Tarantino não ser associado ao sindicato, então, o principal termômetro, que é o WGA nesse caso, não nos traz muita certeza do resultado final).

Favorito da Rafa: Parasita

Favorito da Pati: Era uma vez em Hollywood


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Nosso palpite: Adoráveis mulheres (Apesar de Jojo Rabbit ter ganho boa parte das premiações, acho que as críticas à ausência de diretoras mulheres pode favorecer Greta aqui especialmente, porque ela ganhou o Critic’s Choice Awards).

Favorito da Rafa:Jojo Rabbit

Favorito da Pati: Dois papas



MELHOR ATRIZ

Nosso palpite: Renée Zellweger (As categorias de atuação tem sido consenso nas premiações, qualquer resultado diferente será uma grande surpresa)

Favorito da Rafa: Saoirse Ronan

Favorito da Pati: Scarlett Johansson


MELHOR ATOR

Nosso palpite: Joaquim Phoenix (vide anterior)

Favorito da Rafa: Joaquim Phoenix / Adam Driver

Favorito da Pati: Joaquim Phoenix / Adam Driver


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Nosso palpite: Laura Dern (vide anterior)

Favorito da Rafa: Jennifer Lo... ops não foi indicada, nesse caso, Florence Pugh

Favorito da Pati: Laura Dern


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Nosso palpite: Brad Pitt (vide anterior, com a ressalva de que dentre os indicados a Melhor Filme, O irlandês é um dos que têm mais chances de sair sem nada o que pode favorecer Joe Pesci e Al Pacino nessa categoria).

Favorito da Rafa: Tom Hanks

Favorito da Pati: Al Pacino



MELHOR FOTOGRAFIA

Nosso palpite: 1917 - Rafa/ O Farol - Pati (É o principal motivo pelo qual 1917 concorre a Melhor Filme. Queria ser otimista e acreditar que a academia irá premiar O Farol, mas filmes independentes concorrem para demonstrar diversidade, porém, sem capital para acompanhar a corrida e realizar campanhas dificilmente ganham, porém, ambos saíram vencedores no ASC).

Favorito da Rafa: O Farol

Favorito da Pati: 1917


MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

Nosso palpite: Era uma vez em Hollywood (Era uma vez em Hollywood venceu o Critic’s Choice Awards e o ADG na categoria de época, porém, Parasita tem alguma chance, tendo ganho também o ADG na categoria de Filme Contemporâneo).

Favorito da Rafa: Parasita

Favorito da Pati: Era uma vez em Hollywood


MELHOR EDIÇÃO

Nosso palpite: Ford vs Ferrari (Aqui as premiações se dividiram, Ford vs Ferrari ganhou o Bafta, 1917 o Critic’s Choice Awards e Parasita levou o ACE, principal termômetro, porém, as montagens das corridas são essenciais ao desenvolvimento de Ford vs Ferrari e o filme tem chances apenas aqui e nas categorias de som onde enfrenta grande concorrência de 1917).

Favorito da Rafa: Parasita

Favorito da Pati: O irlandês


MELHOR FIGURINO

Nosso palpite: Adoráveis mulheres (Adoráveis mulheres venceu o Bafta, e Jojo Rabbit venceu o prêmio do Sindicatos, talvez o longa que não vencer a categoria de Melhor Roteiro Adaptado ganhe aqui).

Favorito da Rafa: Adoráveis mulheres

Favorito da Pati: Coringa



MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

Nosso palpite: O escândalo (Venceu praticamente tudo).

Favorito da Rafa: O escândalo

Favorito da Pati: Malévola


MELHOR TRILHA SONORA

Nosso palpite: Coringa (venceu praticamente tudo)

Favorito da Rafa: Coringa

Favorito da Pati: Coringa


MELHOR MIXAGEM DE SOM

Nosso palpite: Ford vs ferrari (As categoria de som estão dividas entre as corridas de Ford vs Ferrari e a guerra de 1917. Apesar de 1917 ser o favorita para a dobradinha, acredito que exista grande chance dos prêmios se dividirem, chutamos Ford vs Ferrari aqui e 1917 em edição, mas pode ser o contrário igualmente)

Favorito da Rafa: Ford vs Ferrari

Favorito da Pati: 1917


MELHOR EDIÇÃO DE SOM

Nosso palpite: 1917 (Vide anterior)

Favorito da Rafa: Ford vs Ferrari

Favorito da Pati: 1917


Beijos, Rafaela e Patricia.

20 visualizações

@2018 Sétima Sala - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram