• Patrícia e Rafaela

SUGESTÃO DA SEMANA #2: Projeto Flórida

Atualizado: Mai 15

O pequeno gigante esnobado no Oscar de 2018, nos transporta para a vida das pessoas que sobrevivem em motéis nos arredores do parque da Disney.


O filme de Sean Baker, responsável por Tangerine (longa filmado inteiramente por meio de um iphone 6) impressiona e emociona. Em Projeto Flórida acompanhamos a vida de Moonee, uma garota que vive com sua mãe Halley no hotel Magic Castle. A naturalidade com que é retratado o cotidiano dessas pessoas é de uma sensibilidade ímpar, resultado da pesquisa prévia realizada pelo diretor que realizou a experiência de "morar" por semanas em um desses estabelecimentos.

O interessante no filme é que ao mesmo tempo em que é nítido a dificuldade de vida dessas pessoas que se esforçam a cada dia para conseguir pagar a diária e manter uma família inteira vivendo em um único quarto de hotel, temos a esperteza e malandragem de crianças que acham formas criativas para brincar.


E, na vida dos residentes do Magic Castle, vemos diversas histórias de vida difíceis, inclusive a mãe de Moonee, uma jovem que ama muito a filha e tenta de todas as formas sustentar as duas. Willem Dafoe como o gerente do hotel entrega uma atuação simples e profunda (único prêmio que o filme concorreu no Oscar de 2018 foi ator coadjuvante para Dafoe), ao mesmo tempo que seu personagem tenta não se apegar as pessoas que vivem ali, ele sente um carinho profundo por todos eles, atuando como uma espécie de protetor.


Um dos meus filmes favoritos, considero Projeto Flórida o melhor filme (dentre os que assiste) de 2017. Para os que se interessaram, o filme está disponível no Prime Vídeo (streaming da Amazon, melhor e mais barato que netflix).


Beijos, Rafaela L.

28 visualizações

@2018 Sétima Sala - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram